Inbound Marketing na prática

Entenda o que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a atrair mais leads e clientes para o seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma estratégia que tem como premissa reunir técnicas e esforços de marketing para atrair o interesse do público através de conteúdo e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem na web ao invés de precisar procurar por eles.

Na prática, o Inbound Marketing compreende o processo em que a sua empresa gera conteúdo de qualidade, conquista autoridade na internet e passa a ser um foco de atração relevante para clientes que buscam assuntos relacionados ao seu foco de atuação.

Para que serve o Inbound Marketing?

De forma simples e direta, o Inbound Marketing serve para que você consiga atrair mais oportunidades e conquistar mais clientes.

A propaganda tradicional como conhecemos está morrendo. Os formatos tradicionais de anúncios e a imposição da presença de marca estão deixando de ser o principal atrativo para o público. O consumidor hoje tem diversas opções de pesquisa e fontes de informação antes de realizar uma compra ou contratar um serviço. Se você não estiver à disposição neste momento, pode estar perdendo de uma vez por todas o seu espaço no mercado.

O Inbound Marketing torna-se, então, o caminho alternativo para que você possa estar presente onde os seus clientes estejam pesquisando possíveis intenções de compra: a internet.

Com estratégias baseadas principalmente em conteúdo, através das técnicas de Inbound Marketing você pode alimentar o seu potencial cliente desde o começo de sua jornada de compra – ou seja, antes mesmo dele saber que deseja comprar o seu produto, quando ainda tem uma dor não identificada em seu perfil de consumo. Com isso, você consegue muitas vezes oferecer valor aos clientes antes mesmo de ofertar um produto, uma vez que compartilha com ele conhecimento e informação que podem engajá-los no relacionamento com sua marca muito mais do que apenas o consumo em si. Tudo isso de forma natural, sem gerar o desgaste das antigas relações de publicidade tradicionais, e com apoio da tecnologia, que permite otimizar o alcance de seus resultados e tornar suas campanhas muito mais direcionadas e assertivas, reduzindo custos e ampliando sua lucratividade.

Origem do Inbound Marketing

O mercado mudou ao longo dos últimos anos e, com ele, o processo de compra e o comportamento de consumo do público se transformaram completamente. A venda tradicional como conhecíamos no passado não existe mais e, onde quer que ainda aconteça, certamente está com os dias contados. Isso mudou também a responsabilidade e o papel das equipes de marketing e vendas dentro das organizações.

A chegada da internet foi um dos grandes fatores que ajudaram a radicalizar esse processo. De acordo com o CEB Marketing Leadership Council, cerca de 57% do processo de compra acontece antes do contato direto entre o comprador e a empresa responsável pela venda, podendo chegar a 70% em alguns casos. Ou seja, o processo de decisão de compra agora tornou-se ainda mais forte antes do discurso de venda, mostrando que a nova voz do consumidor veio para ficar.

E dentro deste novo cenário, o marketing digital fez sua lição de casa. O setor abraçou o desafio e transformou a forma como se comunica com o público, abandonando a propaganda tradicional para trazer o conceito de conteúdo às ações estratégicas de atração de visitantes e leads. O marketing deixou de ser apenas um centro de custos para se tornar uma ferramenta fundamental de apoio ao núcleo comercial, gerando mais oportunidades de negócios e em escalas muito maiores.

Assim, a missão do Inbound Marketing é atrair cliente, fazer com que encontrem sua empresa, gerar comunicação entre eles, compreender e até mesmo ativar suas necessidades para, então, criar o encantamento que leva até a decisão natural de compra. O papel das empresas não é mais abordar clientes, mas sim tornar-se interessantes e atraentes para que eles a vejam.

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Benefícios do Inbound Marketing para sua empresa

O Inbound Marketing contribui diretamente para que as empresas tenham uma atração de leads elevada e, consequentemente, melhorem sua conversão em vendas com um custo menor do que as ações tradicionais de marketing. Mas não é só isso!

Conheça algumas das principais vantagens proporcionadas pelo Inbound Marketing:

  • Volume de leads: A internet é a maior vitrine do mundo e estar disponível na web torna sua empresa imediatamente acessível a um número muito mais elevado de leads do que o marketing tradicional.
  • Leads qualificados: Como o público que chega até você é atraído diretamente por pontos de conexão de interesse, automaticamente ele é mais qualificado e está mais próximo de ser um cliente real.
  • Lucratividade em vendas: O processo de atração, ao contrário da prospecção, traz os leads até você e permite que sua equipe de vendas permaneça focada em negócios certeiros, reduzindo seu investimento e ampliando seu lucro.
  • Autoridade na web: Com informações de qualidade, você passa a se tornar uma referência nas buscas online e eleva sua autoridade como especialista no setor.
  • Posicionamento da marca: Quanto mais você é visto, melhor o seu posicionamento não apenas no universo online mas no mercado como um todo, aumentando o valor agregado da marca.
  • Qualificação do mercado: Quando você compartilha conhecimento, contribui com o processo de educação do público e melhora a qualificação do mercado de modo geral.
  • Proximidade com o público: As estratégias de Inbound Marketing otimizam seu relacionamento com o público e reduzem a distância entre a marca e os leads, melhorando a percepção da marca.
  • Ciclo de vendas: O simples processo de atração e as estratégias que apoiam a jornada de compras através do funil de vendas facilitam a redução do ciclo de vendas para sua empresa.
  • Resultados mensuráveis: Com todas as estratégias mapeadas, cada resultado que você tem com o Inbound Marketing através da internet é monitorada em tempo real, o que facilita o acompanhamento do seu ROI.
  • Estratégia permanente: Uma vez que você conquista destaque e solidifica sua estratégia de atração, você tem resultados de forma permanente para suas iniciativas.

Alguns números do Inbound Marketing

De acordo com pesquisas realizadas pela Hubspot, uma das empresas precursoras em Inbound Marketing no mundo, existem alguns números que facilmente podem comprovar as vantagens e benefícios dessa estratégia para as empresas:

  • Custa 62% mais barato que o marketing tradicional;
  • As táticas de Inbound Marketing geram 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing pago;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu endereço na web;
  • O ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%;
  • As empresas economizam em média 13 mil dólares por ano se utilizam estratégias de Inbound Marketing ao invés do Outbound Marketing;
  • Diante da economia atual, 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para um negócio;
  • 80% dos consumidores preferem buscar informação de um serviço ou produto em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário;
  • 50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead;
  • Setores de marketing estão direcionando 34% de sua verba no Inbound Marketing. Esse número é 11% maior do que a verba direcionada para o marketing tradicional.
  • Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo de vendas menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.

Como fazer Inbound Marketing

O Inbound Marketing conta com três grandes pilares principais para atrair o público: SEO, Marketing de Conteúdo e estratégia em Redes Sociais. Além desses itens principais, há ainda outras técnicas que podem ser aplicadas de acordo com cada etapa do processo em que sua empresa e seu cliente se encontram. A seguir vamos detalhar um pouco melhor para que você possa entender.

Etapas e Estratégias

O Inbound Marketing trabalha como um parceiro direto do funil de vendas. Seu papel é ajudar o lead a trilhar todas as fases do topo ao fundo do funil, até concluir a conversão em venda.

Funil do Inbound Marketing

Logo, para que o lead possa avançar em cada fase, o Inbound Marketing tem uma etapa diferente em que serão aplicadas estratégias condizentes com o momento do lead.

  • Atração: A essência básica do Inbound Marketing é gerar tráfego qualificado para seus canais digitais e, consequentemente, o seu funil de vendas. Essa é a missão da etapa de atração. O marketing de conteúdo é um dos principais caminhos para isso. Ao compartilhar com o público conteúdo de qualidade, que traga informações relevantes, você cria autoridade e começa a se tornar uma referência. Um blog, por exemplo, pode ser um excelente canal de aquisição de leads via inbound marketing, pois, além de tudo, você consegue estabelecer uma frequência e mantém o lead interessado sempre ativo no relacionamento com a marca, fortalecendo sua presença online. Não esqueça também que as redes sociais são um excelente disseminador de conteúdos relevantes. Outro caminho possível são os links patrocinados, que também podem apoiar essa estratégia.
  • Conversão: Atrair o público, no entanto, não é tudo. Para que você possa captá-lo e ter um novo lead a ser trabalhado comercialmente, é preciso oferecer uma moeda de troca para que o lead cadastre seus contatos e você possa dar continuidade a esse relacionamento. Para isso, nesta etapa do inbound marketing é comum que as empresas utilizem materiais ricos, como e-books, infográficos, templates, relatórios, demonstrações, webinars e outras opções em que o lead registra suas informações de contato e recebe algo de seu interesse em troca.
  • Relacionamento: Com o lead em sua base, é hora de manter um relacionamento e aquecê-lo até que esteja no momento certo para a decisão de compra. Uma das estratégias de inbound marketing mais comuns nesta fase são os fluxos de nutrição, uma sequência de e-mails combinadas com a automação de marketing que apoiarão a jornada do lead, de modo que você pode levar mais conteúdo de valor focado no interesse pessoal de cada lead, até chegar na etapa de apresentação de seu produto ou serviço.
  • Venda: Finalmente o momento mais esperado – a conversão! Na etapa de venda as estratégias de inbound marketing tem como principal missão o gol da equipe comercial. Dependendo do perfil de atuação da sua empresa, por que não fortalecer esse momento através de ações digitais, não é mesmo?

Ferramentas de Inbound Marketing

Não dá para sair simplesmente fazendo Inbound Marketing sem ter o controle adequado de suas ações para medir e analisar se a sua estratégia está gerando resultados. Então, tenha em mente que contar com o apoio da tecnologia é um passo importante. Existem soluções no mercado focadas em Inbound Marketing, como:

  • RD Station: Referência no Brasil, é uma plataforma completa que oferece toda a estrutura necessária para gerir ações de Inbound Marketing: automação de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de leads, publicações em redes sociais e acompanhamento de resultados.
  • Lead Lovers: oferece automação de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de leads e ainda permite que você crie uma área de login e senha para pessoas que adquirirem algum infoproduto gerado.
  • MailChimp: Contando com uma interface simples e leve, é possível criar campanhas de forma muito intuitiva. É uma opção atrativa para quem está começando, pois existe um plano gratuito de até 2.000 e-mails na base e até 12.000 e-mails por mês.

Parcerias

Por mais que você tenha entendido o que é Inbound Marketing e comece a traçar um plano estratégico para aplicá-lo a favor de sua empresa – o que é ótimo e muito importante! –, nem sempre você tem uma equipe preparada e que conheça de perto todas as técnicas para fazer essa estratégia funcionar de ponta a ponta.

Uma das alternativas para solucionar este ponto e trazer resultados mais sólidos e promissores para sua organização é ter uma parceria com uma agência especializada em Inbound Marketing. O nosso time é formado por profissionais com ampla experiência em estratégias de Inbound Marketing e visão panorâmica das possibilidades de aplicação alinhadas ao perfil de cada empresa. Então, estamos preparados para te ajudar a ter resultados reais!

Resultados em Inbound Marketing

Muitas empresas já entenderam a importância de investir em estratégias de marketing digital e estão construindo uma jornada de muito sucesso. Conheça a seguir histórias de algumas empresas que acreditaram no potencial do inbound marketing e estão colecionando bons resultados ao lado da Casebox.

40% das vendas através do tráfego orgânico

Com técnicas de marketing de conteúdo, palavras-chave, escaneabilidade, frequência e linguagem focada no público-alvo, cada blogpost elaborado para a Followize como parte do processo de Inbound Marketing tinha como principal objetivo atrair visitantes, apresentar mais informações e conhecimento sobre o universo de gestão de leads e proporcionar uma leitura direcionada para conversão.

Por meio da estratégia adotada no trabalho de conteúdo e SEO, hoje 40% das vendas realizadas pela Followize são de leads orgânicos e a empresa figura em mais de um resultado na primeira página de buscas do Google para o termo “gestão de leads”.

Saiba mais

+250% de tráfego e muitas oportunidades

A Up4 Invest tinha como principal objetivo se posicionar como assessoria referência da XP Investimentos e aumentar a geração de oportunidades dentro de seu raio de atuação.

Com o projeto de inbound marketing, que inclui ações de SEO, conteúdo, links patrocinados e redes sociais, a companhia alcançou um crescimento superior a 260% mais visualizações ao longo de um ano em comparação com o período anterior, potencializando a geração de novos leads e oportunidades. Além disso, a estratégia de SEO e conteúdo combinadas ainda posicionaram a Up4 Invest entre os primeiros resultados de busca orgânica para os termos essenciais ao negócio.

Saiba mais

26% dos leads gerados com busca orgânica

Para o projeto realizado com a Eco Circuito, a equipe de conteúdo da Casebox fez um estudo intenso sobre o perfil do público ideal e iniciou a geração de blogposts estratégicos focados nas principais dores dos clientes, que poderiam se tornar os gatilhos de atração principal para a geração de leads.

Com o apoio de outras iniciativas como co-marketing, estratégias de publicação em redes sociais, e-mail marketing e uso de links patrocinados para disseminar o conteúdo e criar uma rede de conhecimento que levaria novos visitantes e leads para a empresa, os resultados já eram expressivos apenas seis meses depois da implementação de todas as estratégias de inbound marketing. O projeto registrou um crescimento de 160% nos acessos ao site, com 26% dos leads gerados com origem em buscas orgânicas e referências web.

Saiba mais

Quer saber mais sobre Inbound Marketing?

Veja também outros materiais e conteúdos que podem te ajudar a entender em mais detalhes o Inbound Marketing como uma estratégia a favor do seu negócio:

eBook - Inbound Marketing: uma introdução

Entenda o que é o inbound marketing e como essa metodologia pode ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio por meio de estratégias dinâmicas e muito eficientes.

Ver Agora

eBook - Mitos do Marketing Digital

Por trás de cada medo em investir numa estratégia que você ainda não viu acontecer na prática existe um mito que pode estar bloqueando o seu crescimento.

Ver Agora

eBook Mídia Paga para Inbound Marketing

A distribuição de conteúdo pago ou com mídia paga é uma ponte para conectar sua empresa com o público certo através de conteúdo e ajudar sua audiência entregando a informação certa no momento certo.

Ver Agora

Copyright © 2019 Casebox. Todos os direitos reservados.