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Inbound Marketing como estratégia go to market

26% dos leads gerados de busca orgânica

Com o gigantesco desafio de desbravar o mercado e mostrar como um produto inovador pode transformar a gestão em cozinhas profissionais, a Eco Circuito conquistou seu espaço com estratégias direcionadas de Inbound Marketing.

Eco Circuito

A Eco Circuito presta serviços de gestão integrada de resíduos para cozinhas profissionais em diversos segmentos considerados médios e grandes geradores. Através de dimensionamento de projetos customizados, apoiados por soluções inovadoras, uso de tecnologia de ponta e parcerias estratégicas, a empresa tem como principal meta levar ao mercado maior eficiência, transparência, rastreabilidade e impacto social na cadeia de valor de resíduos em cozinhas profissionais.

www.ecocircuito.com.br

Desafios

Quando o fundador da Eco Circuito publicou uma mensagem em seu LinkedIn procurando por agências de marketing digital, o time Casebox não tinha idéia de como o projeto poderia ser desafiador. A meta era lançar uma nova tecnologia no mercado brasileiro para um público altamente segmentado: um biodigestor de resíduos de alimentos que atende cozinhas profissionais.

Para que isso fosse possível, a Eco Circuito precisava não apenas se posicionar no mercado e construir a própria autoridade, mas também desbravar um setor ainda em evolução através de conhecimento e informações que mostrassem ao público a importância do produto para as operações. Isso significava desmistificar os métodos tradicionais e as barreiras relacionadas ao medo da mudança, criando uma aproximação com o público e um canal de abertura para geração de leads, consolidação do produto no mercado e conversão em vendas.

Estratégia

O primeiro passo para atender o projeto foi preparar um levantamento geral do site que já era utilizado pelo Eco Circuito e implementar mudanças técnicas de SEO que otimizassem a performance da marca na web. Em paralelo, a equipe de conteúdo fez um estudo intenso sobre o perfil do público ideal e iniciou a geração de blogposts estratégicos focados nas principais dores dos clientes, que poderiam se tornar os gatilhos de atração principal para a geração de leads. Parte desse trabalho também envolveu a elaboração de uma estratégia de co-marketing com profissionais do setor através da prática de guest posts com o objetivo de expandir o alcance da rede impactada pelos materiais.

Além disso, com os materiais ricos e blogposts gerados, foram implementadas estratégias de publicação em redes sociais e uso de links patrocinados para disseminar o conteúdo e criar uma rede de conhecimento que levaria novos visitantes e leads para a empresa. E cada contato que era adicionado à base de leads da Eco Circuito passava a ser nutrido com e-mails periódicos levando mais informação e conhecimento sobre o mercado e tecnologias focadas no segmento.

Como estratégia adicional, a parceria envolveu ainda o apoio direto na preparação e realização de eventos para reunir parte desses leads e maximizar a experiência prática de contato com as soluções e tecnologias voltadas para a gestão de resíduos em cozinhas profissionais.

Resultados

26%

dos leads gerados por tráfego orgânico

Apenas seis meses depois da implementação de todas as estratégias de inbound marketing, os resultados já eram expressivos. O segundo semestre do projeto registrou um crescimento de 160% nos acessos ao site, com 26% dos leads gerados com origem em buscas orgânicas e referências web.

O resultado direto do trabalho de SEO também foi significativo. A Eco Circuito alcançou a primeira página do Google para diversos termos importantes para a empresa, vários deles na primeira posição, inclusive como featured snippet, conquistando uma posição de destaque para todas as buscas relacionadas ao nome do produto no Brasil.

Por fim, a estratégia de e-mail marketing se mostrou um complemento assertivo: 24% dos leads foram gerados por meio dessa estratégia.

Para a Eco Circuito, todos esses resultados se traduzem, sobretudo, na conquista de Market share e posicionamento no mercado de soluções para gestão integrada de resíduos para cozinhas profissionais. E considerando ainda que boa parte dos produtos e serviços ofertados pela empresa tem um ciclo de fechamento longo, os resultados ainda estão sendo coletados e podem se multiplicar ao longo de 2019. Para isso a Casebox continua apoiando e conduzindo ativamente cada novo desafio da marca no mundo digital.

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