Entenda o que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a atrair mais leads e clientes para o seu negócio.
Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma estratégia que tem como premissa reunir técnicas e esforços de marketing para atrair o interesse do público através de conteúdo e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem na web ao invés de precisar procurar por eles.
Na prática, o Inbound Marketing compreende o processo em que a sua empresa gera conteúdo de qualidade, conquista autoridade na internet e passa a ser um foco de atração relevante para clientes que buscam assuntos relacionados ao seu foco de atuação.
De forma simples e direta, o Inbound Marketing serve para que você consiga atrair mais oportunidades e conquistar mais clientes.
A propaganda tradicional como conhecemos está morrendo. Os formatos tradicionais de anúncios e a imposição da presença de marca estão deixando de ser o principal atrativo para o público. O consumidor hoje tem diversas opções de pesquisa e fontes de informação antes de realizar uma compra ou contratar um serviço. Se você não estiver à disposição neste momento, pode estar perdendo de uma vez por todas o seu espaço no mercado.
O Inbound Marketing torna-se, então, o caminho alternativo para que você possa estar presente onde os seus clientes estejam pesquisando possíveis intenções de compra: a internet.
Com estratégias baseadas principalmente em conteúdo, através das técnicas de Inbound Marketing você pode alimentar o seu potencial cliente desde o começo de sua jornada de compra – ou seja, antes mesmo dele saber que deseja comprar o seu produto, quando ainda tem uma dor não identificada em seu perfil de consumo. Com isso, você consegue muitas vezes oferecer valor aos clientes antes mesmo de ofertar um produto, uma vez que compartilha com ele conhecimento e informação que podem engajá-los no relacionamento com sua marca muito mais do que apenas o consumo em si. Tudo isso de forma natural, sem gerar o desgaste das antigas relações de publicidade tradicionais, e com apoio da tecnologia, que permite otimizar o alcance de seus resultados e tornar suas campanhas muito mais direcionadas e assertivas, reduzindo custos e ampliando sua lucratividade.
O mercado mudou ao longo dos últimos anos e, com ele, o processo de compra e o comportamento de consumo do público se transformaram completamente. A venda tradicional como conhecíamos no passado não existe mais e, onde quer que ainda aconteça, certamente está com os dias contados. Isso mudou também a responsabilidade e o papel das equipes de marketing e vendas dentro das organizações.
A chegada da internet foi um dos grandes fatores que ajudaram a radicalizar esse processo. De acordo com o CEB Marketing Leadership Council, cerca de 57% do processo de compra acontece antes do contato direto entre o comprador e a empresa responsável pela venda, podendo chegar a 70% em alguns casos. Ou seja, o processo de decisão de compra agora tornou-se ainda mais forte antes do discurso de venda, mostrando que a nova voz do consumidor veio para ficar.
E dentro deste novo cenário, o marketing digital fez sua lição de casa. O setor abraçou o desafio e transformou a forma como se comunica com o público, abandonando a propaganda tradicional para trazer o conceito de conteúdo às ações estratégicas de atração de visitantes e leads. O marketing deixou de ser apenas um centro de custos para se tornar uma ferramenta fundamental de apoio ao núcleo comercial, gerando mais oportunidades de negócios e em escalas muito maiores.
Assim, a missão do Inbound Marketing é atrair cliente, fazer com que encontrem sua empresa, gerar comunicação entre eles, compreender e até mesmo ativar suas necessidades para, então, criar o encantamento que leva até a decisão natural de compra. O papel das empresas não é mais abordar clientes, mas sim tornar-se interessantes e atraentes para que eles a vejam.
O Inbound Marketing contribui diretamente para que as empresas tenham uma atração de leads elevada e, consequentemente, melhorem sua conversão em vendas com um custo menor do que as ações tradicionais de marketing. Mas não é só isso!
Conheça algumas das principais vantagens proporcionadas pelo Inbound Marketing:
De acordo com pesquisas realizadas pela Hubspot, uma das empresas precursoras em Inbound Marketing no mundo, existem alguns números que facilmente podem comprovar as vantagens e benefícios dessa estratégia para as empresas:
O Inbound Marketing conta com três grandes pilares principais para atrair o público: SEO, Marketing de Conteúdo e estratégia em Redes Sociais. Além desses itens principais, há ainda outras técnicas que podem ser aplicadas de acordo com cada etapa do processo em que sua empresa e seu cliente se encontram. A seguir vamos detalhar um pouco melhor para que você possa entender.
O Inbound Marketing trabalha como um parceiro direto do funil de vendas. Seu papel é ajudar o lead a trilhar todas as fases do topo ao fundo do funil, até concluir a conversão em venda.
Logo, para que o lead possa avançar em cada fase, o Inbound Marketing tem uma etapa diferente em que serão aplicadas estratégias condizentes com o momento do lead.
Não dá para sair simplesmente fazendo Inbound Marketing sem ter o controle adequado de suas ações para medir e analisar se a sua estratégia está gerando resultados. Então, tenha em mente que contar com o apoio da tecnologia é um passo importante. Existem soluções no mercado focadas em Inbound Marketing, como:
Por mais que você tenha entendido o que é Inbound Marketing e comece a traçar um plano estratégico para aplicá-lo a favor de sua empresa – o que é ótimo e muito importante! –, nem sempre você tem uma equipe preparada e que conheça de perto todas as técnicas para fazer essa estratégia funcionar de ponta a ponta.
Uma das alternativas para solucionar este ponto e trazer resultados mais sólidos e promissores para sua organização é ter uma agência especializada em Inbound Marketing. O nosso time é formado por profissionais com ampla experiência em estratégias de Inbound Marketing e visão panorâmica das possibilidades de aplicação alinhadas ao perfil de cada empresa. Então, estamos preparados para te ajudar a ter resultados reais!
Fale com um de nossos especialistasMuitas empresas já entenderam a importância de investir em estratégias de marketing digital e estão construindo uma jornada de muito sucesso. Conheça a seguir histórias de algumas empresas que acreditaram no potencial do inbound marketing e estão colecionando bons resultados ao lado da Casebox.
Com técnicas de marketing de conteúdo, palavras-chave, escaneabilidade, frequência e linguagem focada no público-alvo, cada blogpost elaborado para a Followize como parte do processo de Inbound Marketing tinha como principal objetivo atrair visitantes, apresentar mais informações e conhecimento sobre o universo de gestão de leads e proporcionar uma leitura direcionada para conversão.
Por meio da estratégia adotada no trabalho de conteúdo e SEO, hoje 40% das vendas realizadas pela Followize são de leads orgânicos e a empresa figura em mais de um resultado na primeira página de buscas do Google para o termo “gestão de leads”.
Saiba maisA Up4 Invest tinha como principal objetivo se posicionar como assessoria referência da XP Investimentos e aumentar a geração de oportunidades dentro de seu raio de atuação.
Com o projeto de inbound marketing, que inclui ações de SEO, conteúdo, links patrocinados e redes sociais, a companhia alcançou um crescimento superior a 260% mais visualizações ao longo de um ano em comparação com o período anterior, potencializando a geração de novos leads e oportunidades. Além disso, a estratégia de SEO e conteúdo combinadas ainda posicionaram a Up4 Invest entre os primeiros resultados de busca orgânica para os termos essenciais ao negócio.
Saiba maisPara o projeto realizado com a Eco Circuito, a equipe de conteúdo da Casebox fez um estudo intenso sobre o perfil do público ideal e iniciou a geração de blogposts estratégicos focados nas principais dores dos clientes, que poderiam se tornar os gatilhos de atração principal para a geração de leads.
Com o apoio de outras iniciativas como co-marketing, estratégias de publicação em redes sociais, e-mail marketing e uso de links patrocinados para disseminar o conteúdo e criar uma rede de conhecimento que levaria novos visitantes e leads para a empresa, os resultados já eram expressivos apenas seis meses depois da implementação de todas as estratégias de inbound marketing. O projeto registrou um crescimento de 160% nos acessos ao site, com 26% dos leads gerados com origem em buscas orgânicas e referências web.
Saiba maisVeja também outros materiais e conteúdos que podem te ajudar a entender em mais detalhes o Inbound Marketing como uma estratégia a favor do seu negócio:
Entenda o que é o inbound marketing e como essa metodologia pode ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio por meio de estratégias dinâmicas e muito eficientes.
Ver AgoraPor trás de cada medo em investir numa estratégia que você ainda não viu acontecer na prática existe um mito que pode estar bloqueando o seu crescimento.
Ver AgoraA distribuição de conteúdo pago ou com mídia paga é uma ponte para conectar sua empresa com o público certo através de conteúdo e ajudar sua audiência entregando a informação certa no momento certo.
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