Melhores estratégias para marketing B2B em 2020

17 de março de 2020
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Marcelo Caldeira
Marcelo Caldeira em 17 de março de 2020

Se você tem uma empresa, e precisa vender para outras empresas, precisa conhecer o marketing B2B. E mais do que isso: ficar por dentro das mais modernas tendências do mercado para 2020 - e a Casebox ajuda você!"

O surgimento de novas tecnologias faz com que o marketing digital precise se transformar constantemente, para acompanhar esse tipo de evolução.

Da mesma forma, pessoas e especialmente empresas têm alterado seu comportamento, para se adequar à essas novas realidades que surgem.

Como não poderia deixar de ser, o marketing B2B, que trata da comunicação das empresas entre si, também sofre diferentes metamorfoses, e é preciso estar por dentro delas para prosperar. Assim, separamos algumas das mais atuais e efetivas estratégias para marketing B2B em 2020. Vem conferir!

 

O que é Marketing B2B?

 

Marketing B2B, ou “marketing industrial”, como também é conhecido, é basicamente um segmento do marketing cujas estratégias se concentram em vender determinado produto ou serviço para outra empresa.

Por definição, o marketing B2B precisa trabalhar com leads mais qualificados, uma vez que sua atuação é bem mais segmentada.

Aqui, o grande objetivo é implantar nos potenciais clientes o quão lucrativa a compra de seu produto pode ser - muito mais objetividade do que os segmentos do marketing voltados para o consumidor final, que é envolto pela emoção e desejos.

Também se faz necessária a construção de um relacionamento sólido entre cliente e vendedor, uma vez que a jornada de compra se faz um processo muito importante: saber em que fase dela o seu cliente se encontra é fundamental, para conseguir oferecer o tratamento que ele precisa e merece, na hora certa. Assim, será construída uma relação de confiança, que pode gerar belos frutos.

 

Marketing B2B e Marketing B2C: têm diferença?

 

Como pudemos perceber, os objetivos do marketing digital para empresas B2B tem objetivos diferentes daqueles que o tradicional B2C (‘Business to Commerce’, ou ‘Negócio para Comércio’) pede - principalmente porque os consumidores têm metas diferentes em suas jornadas de compra.

Essa diferenças são refletidas na maneira como os dois tipos de marketing atuam perante seus públicos-alvo.

Por exemplo, no que diz respeito a comunicação: o marketing B2C tende para a informalidade, humanização dos conteúdos; já estrategias marketing digital B2B devem utilizar linguagem mais séria, formal, uma vez que são empresas se comunicando umas com as outras.

E como falamos anteriormente em jornada de compra, há outra diferenciação entre os dois tipos de marketing. Por um lado, consumidores finais costumam se levar pela emoção, impulsos e desejos, sendo atraídos por promoções e brindes. Já as empresas atuam de maneira mais racional, uma vez que o importante é a utilidade e funcionalidade do produto que estão adquirindo.

Outra grande diferença está na forma como o marketing de conteúdo precisa ser trabalhado. Se o marketing B2C permite conteúdos mais abrangentes e informais, no marketing empresarial esses materiais têm que ser específicos e detalhados. Neste último, vale lembrar ainda a importância que a criação de vínculos com o cliente tem.

 

As melhores estratégias para Marketing B2B em 2020

 

Nós sabemos que quanto mais específico um público do marketing, mais alinhadas e bem definidas precisam ser suas estratégias. 

Como estamos falando de um tipo de marketing que lida com empresas, temos que nos atentar ao enfoque que será trabalhado. Todo o público envolvido nesse processo precisa ser atingido.

Por conta disso, é fundamental ter bem definidas as personas com as quais se pretende trabalhar. Além disso, outro ponto que precisa ficar muito claro antes de qualquer coisa é a jornada de compra, e em qual de suas etapas o seu público-alvo se encontra.

Assim, separamos algumas dicas do que é tendência quando se fala de marketing B2B em 2020 para que você tenha em mãos conteúdo atualizado e consiga sair na frente no momento de trabalhar com esse segmento do marketing.

 

Marketing de Conteúdo

Essa aqui é a oportunidade perfeita para você demonstrar autoridade sobre o assunto ou área em que está inserido. Autoridade gera confiança por parte do público, e vai fidelizar muita gente que vai se sentir segura com alguém que entende do que está falando.

Os profissionais que atuam com marketing B2B já sabem o quanto o marketing de conteúdo é importante. No entanto, ele perdeu um pouco da sua essência recentemente e os próprios profissionais sabem disso - dando mais espaço para a quantidade no lugar da qualidade.

Agora, é o momento para voltar às raízes e dar atenção à originalidade e qualidade. Por isso, neste ano é importante investir em vídeos com bom conteúdo, e não ficar só nesse formato: vale apostar em podcasts, conteúdo voltado para dispositivos móveis e etc.

Outro ponto no qual vale apostar aqui é o marketing de influência, que está ganhando mais força a cada dia.

 

Comunicação personalizada

O cliente quer se sentir cada vez mais acolhido, e como esse tipo de estreitamento no relacionamento trás fidelização, é importante investir em uma comunicação individualizada, que atenda as necessidades particulares.

Os consumidores do mercado B2B esperam que as empresas com as quais estão negociando se comuniquem de maneira personalizada. E quem conseguir atender essa necessidade vai se destacar em meio a concorrência.

Então, use esse como um ponto de partida para todas as estratégias de comunicação que serão desenvolvidas.

 

ABM e as Contas-Alvo

Quem trabalha com marketing B2B já ouviu falar em ABM, ou Account Based Marketing (Marketing Baseado em Contas), e sabe os resultados que essa estratégia proporciona.

Como a personalização é um dos fatores mais desejados pelo grande público do marketing B2B, o ABM surge como estratégia ideal, uma vez que ele inverte o tradicional funil de marketing.

Mas como ele faz isso? Concentrando seus recursos, esforços e vendas em grupos específicos de contas, para só depois expandir suas campanhas e buscar pessoas-chave, como diretores e altos cargos, que são influentes para a tomada de decisão.

Além disso, no ABM são trabalhadas mensagem de acordo com a demanda e necessidade específicas de cada segmento.

Claro, o retorno são leads qualificados em maior número. No entanto, outra vantagem apontada por quem implantou o uso do Account Based Marketing é um aumento de 84% em sua reputação perante o público, devido à melhora no relacionamento com seu cliente.

 

Inbound Marketing

Contar com uma ferramenta poderosa como o Inbound Marketing ao seu lado é essencial para construir uma relação sólida com seus clientes, o que é uma demanda necessária para o marketing digital B2B.

Você precisa entender seu cliente por completo para poder entregar aquilo que ele espera, e assim, criar laços - que são necessários para que o vínculo se torne uma conversão, e venha a se tornar fidelidade.

Assim, mais do que apenas nutrir um lead com conteúdo, o Inbound marketing vai tratar de fornecer ao seu público exatamente o que ele deseja, para que sua decisão de compra, e consequente conversão, se aproxime.

Nós, aqui na Casebox, compreendemos bem qual é a importância de contar com o Inbound Marketing em suas estratégias B2B. Por isso, podemos falar com propriedade sobre esse assunto. Talvez você queira entender melhor como essa ferramenta pode ser importante para você e seus negócios.

 

SEO (Search Engine Optimization)

Outro ponto sobre o qual nós falamos com conhecimento de causa são as estratégias de SEO. Embora ocorram centenas de alterações no algoritmo do Google a cada ano e seja difícil acompanhar todas, é um dos fatores mais básicos de quem deseja ser visto na internet se manter otimizado.

Por isso, é preciso conhecer o que o seu público busca, e qual é sua experiência quando visita e acessa seu conteúdo. Dessa forma, você vai proporcionar uma experiência satisfatória para seus visitantes, o que sempre vai garantir boas posições nos rankings de busca - o que sempre é um dos principais fatores levados em conta pelo Google.

Por exemplo, um fator em comum que é possível observar o crescimento na preferência dos usuários é o uso de recursos de voz. Hoje, cerca de 40% dos usuários em idade adulta utilizam pesquisa por voz ao menos uma vez por dia.

Assim, fica claro que o uso de palavras-chave maiores, em formato de frase, pode se fazer cada vez mais necessário.

 

Mídia Paga

O Google estima que 60% dos anúncios digitais seguirão o modelo “programático” até o final de 2020. Ou seja, quem conseguir extrair o que de melhor esse modelo de mídia paga tem, vai sair na dianteira não só neste ano, mas também nos próximos.

Os anúncios programáveis têm como maior vantagem o fato de usarem dados analíticos, que é diferente dos processos tradicionais de links patrocinados. Trabalhando com dados frios, a campanha trabalha com uma probabilidade menor de fracasso, além de gastos reduzidos. Dessa forma, a tendência natural é o crescimento desse tipo de anúncio.

Nós sabemos muito bem como é importante fazer um investimento correto em mídia paga, e podes te ajudar nesse sentido.

 

Uso de novas tecnologias

Um ponto que recentemente sempre tem sido tendência é o uso cada vez mais crescente das novas tecnologias disponíveis. Nós entendemos bem essa importância, por isso também atuamos nesse segmento.

Como a evolução é constante, é preciso ficar sempre de olho nos novos recursos que são constantemente disponibilizados, e buscam facilitar a experiência dos usuários.

Um cuidado que precisa ser tomado nesse momento é: as tecnologias precisam ser aplicadas para se mostrarem funcionais. Usar algo novo apenas por usar não vai agregar em nada à experiência - pelo contrário, pode inclusive torná-la pior.

Entre os recursos que estão em alta nesse ano, podemos citar:

  • Pesquisa por voz;

  • Uso de chatbots;

  • Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR & VR);

  • Internet das Coisas (IoT);

 

Então vale a pena ficar sempre por dentro das tendências, se você deseja estar na dianteira. E contar com quem busca se manter atualizado e sabe como aplicar os recursos corretos é fundamental se você deseja que sua empresa alcance o tão desejado sucesso.


Portanto, vem bater um papo conosco aqui na Casebox. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, auxiliando diversas empresas B2B a venderem mais, nós com certeza temos muito o que conversar. Juntos, podemos encontrar as melhores soluções de acordo com suas necessidades e desejos.

Marcelo Caldeira

Marcelo Caldeira

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