Se você tem uma empresa, e precisa vender para outras empresas, precisa conhecer o marketing B2B. E mais do que isso: ficar por dentro das mais modernas tendências do mercado para 2020 - e a Casebox ajuda você!"
O surgimento de novas tecnologias faz com que o marketing digital precise se transformar constantemente, para acompanhar esse tipo de evolução.
Da mesma forma, pessoas e especialmente empresas têm alterado seu comportamento, para se adequar à essas novas realidades que surgem.
Como não poderia deixar de ser, o marketing B2B, que trata da comunicação das empresas entre si, também sofre diferentes metamorfoses, e é preciso estar por dentro delas para prosperar. Assim, separamos algumas das mais atuais e efetivas estratégias para marketing B2B em 2020. Vem conferir!
O que é Marketing B2B?
Marketing B2B, ou “marketing industrial”, como também é conhecido, é basicamente um segmento do marketing cujas estratégias se concentram em vender determinado produto ou serviço para outra empresa.
Por definição, o marketing B2B precisa trabalhar com leads mais qualificados, uma vez que sua atuação é bem mais segmentada.
Aqui, o grande objetivo é implantar nos potenciais clientes o quão lucrativa a compra de seu produto pode ser - muito mais objetividade do que os segmentos do marketing voltados para o consumidor final, que é envolto pela emoção e desejos.
Também se faz necessária a construção de um relacionamento sólido entre cliente e vendedor, uma vez que a jornada de compra se faz um processo muito importante: saber em que fase dela o seu cliente se encontra é fundamental, para conseguir oferecer o tratamento que ele precisa e merece, na hora certa. Assim, será construída uma relação de confiança, que pode gerar belos frutos.
Como pudemos perceber, os objetivos do marketing digital para empresas B2B tem objetivos diferentes daqueles que o tradicional B2C (‘Business to Commerce’, ou ‘Negócio para Comércio’) pede - principalmente porque os consumidores têm metas diferentes em suas jornadas de compra.
Essa diferenças são refletidas na maneira como os dois tipos de marketing atuam perante seus públicos-alvo.
Por exemplo, no que diz respeito a comunicação: o marketing B2C tende para a informalidade, humanização dos conteúdos; já estrategias marketing digital B2B devem utilizar linguagem mais séria, formal, uma vez que são empresas se comunicando umas com as outras.
E como falamos anteriormente em jornada de compra, há outra diferenciação entre os dois tipos de marketing. Por um lado, consumidores finais costumam se levar pela emoção, impulsos e desejos, sendo atraídos por promoções e brindes. Já as empresas atuam de maneira mais racional, uma vez que o importante é a utilidade e funcionalidade do produto que estão adquirindo.
Outra grande diferença está na forma como o marketing de conteúdo precisa ser trabalhado. Se o marketing B2C permite conteúdos mais abrangentes e informais, no marketing empresarial esses materiais têm que ser específicos e detalhados. Neste último, vale lembrar ainda a importância que a criação de vínculos com o cliente tem.
Nós sabemos que quanto mais específico um público do marketing, mais alinhadas e bem definidas precisam ser suas estratégias.
Como estamos falando de um tipo de marketing que lida com empresas, temos que nos atentar ao enfoque que será trabalhado. Todo o público envolvido nesse processo precisa ser atingido.
Por conta disso, é fundamental ter bem definidas as personas com as quais se pretende trabalhar. Além disso, outro ponto que precisa ficar muito claro antes de qualquer coisa é a jornada de compra, e em qual de suas etapas o seu público-alvo se encontra.
Assim, separamos algumas dicas do que é tendência quando se fala de marketing B2B em 2020 para que você tenha em mãos conteúdo atualizado e consiga sair na frente no momento de trabalhar com esse segmento do marketing.
Essa aqui é a oportunidade perfeita para você demonstrar autoridade sobre o assunto ou área em que está inserido. Autoridade gera confiança por parte do público, e vai fidelizar muita gente que vai se sentir segura com alguém que entende do que está falando.
Os profissionais que atuam com marketing B2B já sabem o quanto o marketing de conteúdo é importante. No entanto, ele perdeu um pouco da sua essência recentemente e os próprios profissionais sabem disso - dando mais espaço para a quantidade no lugar da qualidade.
Agora, é o momento para voltar às raízes e dar atenção à originalidade e qualidade. Por isso, neste ano é importante investir em vídeos com bom conteúdo, e não ficar só nesse formato: vale apostar em podcasts, conteúdo voltado para dispositivos móveis e etc.
Outro ponto no qual vale apostar aqui é o marketing de influência, que está ganhando mais força a cada dia.
O cliente quer se sentir cada vez mais acolhido, e como esse tipo de estreitamento no relacionamento trás fidelização, é importante investir em uma comunicação individualizada, que atenda as necessidades particulares.
Os consumidores do mercado B2B esperam que as empresas com as quais estão negociando se comuniquem de maneira personalizada. E quem conseguir atender essa necessidade vai se destacar em meio a concorrência.
Então, use esse como um ponto de partida para todas as estratégias de comunicação que serão desenvolvidas.
Quem trabalha com marketing B2B já ouviu falar em ABM, ou Account Based Marketing (Marketing Baseado em Contas), e sabe os resultados que essa estratégia proporciona.
Como a personalização é um dos fatores mais desejados pelo grande público do marketing B2B, o ABM surge como estratégia ideal, uma vez que ele inverte o tradicional funil de marketing.
Mas como ele faz isso? Concentrando seus recursos, esforços e vendas em grupos específicos de contas, para só depois expandir suas campanhas e buscar pessoas-chave, como diretores e altos cargos, que são influentes para a tomada de decisão.
Além disso, no ABM são trabalhadas mensagem de acordo com a demanda e necessidade específicas de cada segmento.
Claro, o retorno são leads qualificados em maior número. No entanto, outra vantagem apontada por quem implantou o uso do Account Based Marketing é um aumento de 84% em sua reputação perante o público, devido à melhora no relacionamento com seu cliente.
Contar com uma ferramenta poderosa como o Inbound Marketing ao seu lado é essencial para construir uma relação sólida com seus clientes, o que é uma demanda necessária para o marketing digital B2B.
Você precisa entender seu cliente por completo para poder entregar aquilo que ele espera, e assim, criar laços - que são necessários para que o vínculo se torne uma conversão, e venha a se tornar fidelidade.
Assim, mais do que apenas nutrir um lead com conteúdo, o Inbound marketing vai tratar de fornecer ao seu público exatamente o que ele deseja, para que sua decisão de compra, e consequente conversão, se aproxime.
Nós, aqui na Casebox, compreendemos bem qual é a importância de contar com o Inbound Marketing em suas estratégias B2B. Por isso, podemos falar com propriedade sobre esse assunto. Talvez você queira entender melhor como essa ferramenta pode ser importante para você e seus negócios.
Outro ponto sobre o qual nós falamos com conhecimento de causa são as estratégias de SEO. Embora ocorram centenas de alterações no algoritmo do Google a cada ano e seja difícil acompanhar todas, é um dos fatores mais básicos de quem deseja ser visto na internet se manter otimizado.
Por isso, é preciso conhecer o que o seu público busca, e qual é sua experiência quando visita e acessa seu conteúdo. Dessa forma, você vai proporcionar uma experiência satisfatória para seus visitantes, o que sempre vai garantir boas posições nos rankings de busca - o que sempre é um dos principais fatores levados em conta pelo Google.
Por exemplo, um fator em comum que é possível observar o crescimento na preferência dos usuários é o uso de recursos de voz. Hoje, cerca de 40% dos usuários em idade adulta utilizam pesquisa por voz ao menos uma vez por dia.
Assim, fica claro que o uso de palavras-chave maiores, em formato de frase, pode se fazer cada vez mais necessário.
O Google estima que 60% dos anúncios digitais seguirão o modelo “programático” até o final de 2020. Ou seja, quem conseguir extrair o que de melhor esse modelo de mídia paga tem, vai sair na dianteira não só neste ano, mas também nos próximos.
Os anúncios programáveis têm como maior vantagem o fato de usarem dados analíticos, que é diferente dos processos tradicionais de links patrocinados. Trabalhando com dados frios, a campanha trabalha com uma probabilidade menor de fracasso, além de gastos reduzidos. Dessa forma, a tendência natural é o crescimento desse tipo de anúncio.
Nós sabemos muito bem como é importante fazer um investimento correto em mídia paga, e podes te ajudar nesse sentido.
Um ponto que recentemente sempre tem sido tendência é o uso cada vez mais crescente das novas tecnologias disponíveis. Nós entendemos bem essa importância, por isso também atuamos nesse segmento.
Como a evolução é constante, é preciso ficar sempre de olho nos novos recursos que são constantemente disponibilizados, e buscam facilitar a experiência dos usuários.
Um cuidado que precisa ser tomado nesse momento é: as tecnologias precisam ser aplicadas para se mostrarem funcionais. Usar algo novo apenas por usar não vai agregar em nada à experiência - pelo contrário, pode inclusive torná-la pior.
Entre os recursos que estão em alta nesse ano, podemos citar:
Pesquisa por voz;
Uso de chatbots;
Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR & VR);
Internet das Coisas (IoT);
Então vale a pena ficar sempre por dentro das tendências, se você deseja estar na dianteira. E contar com quem busca se manter atualizado e sabe como aplicar os recursos corretos é fundamental se você deseja que sua empresa alcance o tão desejado sucesso.
Portanto, vem bater um papo conosco aqui na Casebox. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, auxiliando diversas empresas B2B a venderem mais, nós com certeza temos muito o que conversar. Juntos, podemos encontrar as melhores soluções de acordo com suas necessidades e desejos.
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