O que é o marketing de atração e porque é importante para o seu negócio
Imagine o seguinte cenário: você está buscando um produto, um serviço ou ajuda para algum problema. Pode ser uma roupa, um móvel ou ideias para decorar a sua casa. Qual a primeira coisa que você faz? Vai até uma loja ou faz uma busca na internet?
É provável que sua resposta tenha sido a segunda opção. Isso não é algo isolado, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais*. Esse processo de atrair o cliente até o seu produto ou serviço tem um nome, chama-se Inbound Marketing.
Fazem parte do Inbound Marketing uma série de estratégias cuja premissa básica é: Conquistar a atenção do seu público mostrando valor daquilo que você tem a oferecer. É atrair o seu cliente e mostrar que você pode ajudá-lo a solucionar um problema, indo além da propaganda pela propaganda, mas criando uma comunicação aberta entre ambas as partes.
Em outras palavras: é uma estratégia de marketing digital que consiste em atrair, converter e encantar o seu público através de conteúdo que seja relevante para o mesmo. É criar uma relação com seu cliente e guiá-lo durante sua jornada de compra.
Esse processo não visa apenas economizar tempo, dinheiro e atingir um público mais certeiro, já que não é você que vai até o seu cliente e sim ele que vem até você. Ele busca também criar uma relação com o público e construir sua autoridade no assunto.
A base desse processo é a criação de conteúdo relevante para o seu público, que o ajude entender qual o problema e como solucioná-lo.
Dentro do Inbound existem algumas etapas importantes que norteiam todo o planejamento de conteúdo e ações, são elas:
O nome já diz tudo. Nessa etapa o objetivo é que o seu cliente chegue até os seus canais na internet. Em uma linguagem um pouco mais técnica: aqui o foco é gerar tráfego de visitantes (possíveis clientes) e assim começar a girar as engrenagens do processo de vendas.
De nada adianta gerar todo o tráfego do mundo se você não aprofundar a relação com quem chega até você. É nessa etapa em que um visitante se transforma em lead através de uma conversão, que nada mais é do que o preenchimento de formulário com informações do seu potencial cliente em troca de algum conteúdo rico que seja do seu interesse.
Com o lead em sua base, é hora de manter um relacionamento e guiá-lo pela jornada de compra, até chegar o momento de fazer uma abordagem comercial e apresentar o seu produto ou serviço.
Finalmente o momento de encaminhar o lead para equipe de vendas. Como esse lead foi trabalhado desde o início da sua jornada, o trabalho de geração de reconhecimento da dor, busca pela solução e interesse pelo seu produto foi facilitando, facilitando o fechamento do negócio.
Se engana quem pensa que as estratégias de Inbound acabam no momento em que o lead torna-se um cliente. Foi preciso todo um processo para criar um relacionamento que precisa ser nutrido, para isso, outras ações e estratégias devem ser adotadas.
Para que você conheça todas essas etapas, separamos um e-book completo de Introdução ao Inbound Marketing, com todos os passos detalhados. Basta clicar no link e boa leitura.
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